Centro de Pesquisa promoveu palestra sobre empreendedorismo, educação e inovação

Na manhã da quinta-feira (25/04/2019), aconteceu a primeira palestra sobre empreendedorismo, educação e inovação promovida pelo Innsaei – Centro de Pesquisa e Inovação em Ensino Tecnológico do IFAM.  O evento, realizado às 9h, no Auditório CDI-1, teve como tema “Professor empreendedor: o âncora para uma educação transformadora”, ministrado pela pedagoga MSc. Maria José Alves da Silva Normando.

Durante a sua apresentação, a pedagoga citou exemplos de professores empreendedores que lidaram com as adversidades vivenciadas no dia a dia da prática docente, transformando as dificuldades em melhorias para o ensino. Como foi o caso do Queniano Peter Tabichi, eleito o melhor professor do mundo durante o Global Education and Skills Forum, realizado em Dubai. O Professor foi reconhecido pelo seu ensino em ciência em uma região remota do Quênia.

Na mesma premiação, a professora brasileira Débora Garofalo, citada pela mestre, ficou no top 10 dos melhores professores do mundo, pelo seu trabalho com os alunos da periferia de São Paulo, onde ensina robótica com materiais recolhidos do lixo.

A partir do conceito de indústria 4.0, a pedagoga Maria José revelou como ser também um professor 4.0, adequando as novas ferramentas tecnológicas e possíveis maneiras para ser um professor empreendedor, como pensar fora da caixa, aprender fazendo (learning by doing), provocar o ócio criativo nos alunos, ter conhecimento ampliado, deixar o aluno ser protagonista na prática do aprendizado.

Agradecimentos a Profa. Dra. Anne Karynne Castelo Branco e aos alunos de publicidade pela realização do evento.

 

Fonte: Página do IFAM/CMC