Credenciamento de Professores

Aberto Edital de Credenciamento de Professores para o MPET

A Coordenação do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico – MPET publica o Edital 06/2019 para credenciamento de professores permanentes para o curso. Poderão ser credenciados como docentes permanentes, professores efetivos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) que atuem em regime de trabalho de Dedicação Exclusiva, que portem o título de Doutor, em programa reconhecido pela CAPES e, no caso de Cursos de Doutorado concluídos no exterior, documento de convalidação do Diploma no Brasil e que atendam aos demais requisitos definidos no Edital de Credenciamento.

Serão oferecidas 6 (seis) vagas: 3 (três) vagas para a linha de pesquisa 1 “Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico”; e 3 (três) vagas para a linha de pesquisa 2 “Recursos para o Ensino Técnico e Tecnológico”, estando as sugestões de áreas temáticas para os projetos de pesquisa descritas no Edital.

Conforme cronograma, o período de inscrição de candidaturas é de 27/05 a 10/06/2019. Confira o edital na íntegra, clicando aqui.

Veja também:

 

COMUNICADO

A Coordenação do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET), com anuência do Colegiado do Curso, informa que a partir do dia 04 de setembro de 2018, o credenciamento de professores para o MPET em fluxo contínuo está suspenso. O credenciamento se dará por edital próprio, publicado em tempo oportuno, conforme demandas prioritárias do curso.


O corpo docente do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) é constituído por professores permanentes, colaboradores e visitantes, conforme estabelecido no do Regimento do Curso (Capítulo II, Seção I).

Professores que desejam se credenciar no MPET deverão apresentar os seguintes documentos (Capítulo II, Seção III do Regimento do Curso):

  • Carta de intenção encaminhada à Coordenação do Curso, solicitando credenciamento;
  • Projeto compatível com umas das linhas de pesquisa do curso;
  • Cópia do diploma de Doutorado;
  • Cópia, impressa e digitalizada, da tese de doutorado;
  • Currículo Lattes atualizado, modelo completo;
  • Plano de Trabalho a ser desenvolvido, de acordo com a linha de pesquisa a que pretende se vincular;
  • Comprovante de orientação de, pelo menos, três (03) trabalhos de iniciação científica e/ou de conclusão de curso;
  • Comprovante de publicação de, pelo menos, um artigo periódico (Qualis B e/ou A),  capítulo de livro ou livro.

De acordo com o regimento do curso, o credenciamento dos membros do corpo docente tem validade pelo período de três (03) anos, ao final do qual é feita uma avaliação de desempenho do docente.

O credenciamento dos professores segue os seguintes trâmites: encaminhamento da documentação mencionada à Coordenação do Curso; envio, pelo Coordenador, a um docente da linha de pesquisa pleiteada pelo solicitante, para análise e emissão de parecer do pedido; apresentação, em reunião de Colegiado, do parecer do relator do processo; votação do Colegiado; caso aprovado o pedido, solicitação de portaria de credenciamento a PPGI (Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Inovação).

Para saber mais, consulte o Regimento do Curso.