Dissertações Defendidas

18ª DEFESA DE DISSERTAÇÃO DO MPET

MESTRANDA: Alzanira de Souza Santos

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO: “O Ensino por meio da Literatura de Cordel

DATA: 21 de Dezembro de 2016

LOCAL: Auditório I do CDI – Campus Manaus Centro/IFAM

BANCA EXAMINADORA:
Prof. Dr. Amarildo Menezes Gonzaga (orientador)
Prof. Dr. Nilton Paulo Ponciano  – Membro Interno (IFAM)
Profa. Dra. Maria Evany Nascimento – Membro Externo (UEA)

RESUMO DA DISSERTAÇÃO

Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico – MPET, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM/CMC. Tem como tema o ensino por meio da Literatura de Cordel e apresenta o seguinte problema: como é possível narrar as vivências de uma professora que utiliza a Literatura de Cordel no ensino como forma de encorajamento de outros professores a utilizarem-na com o mesmo propósito? Decorrente do problema, o objetivo é narrar as vivências de uma professora que utiliza a Literatura de Cordel no ensino como forma de encorajamento de outros professores a utilizarem-na com o mesmo propósito. Visando alcançar este objetivo, optou-se pelo método autobiográfico e pela pesquisa qualitativa. No primeiro capítulo, são narradas as vivências, a trajetória de vida da pesquisadora e atuação no magistério, em um percurso entrecruzado com a Literatura de Cordel. No segundo capítulo, é descrito um episódio, em que a pesquisadora, na condição de estudante, na formação continuada, utiliza a Literatura de Cordel como contribuição para o ensino. No terceiro capítulo, como produto final desta pesquisa, é apresentado um portfólio on-line (www.caldogrosso.wordpress.com) como contribuição para o ensino por meio da Literatura de Cordel. Espera-se que pesquisas desta natureza, que abordam trajetória e vivências de professores, a utilização da Literatura de Cordel no ensino e divulgação em portfólio, sejam estimuladas, tornem-se conhecidas e tragam dados importantes para o debate referente às questões da pesquisa educacional.

Palavras-chave: Trajetória. Formação de Professores. Literatura de Cordel. Ensino. Portfólio.

Dissertação Alzanira Santos / Produto Alzanira Santos 

17ª DEFESA DE DISSERTAÇÃO DO MPET

MESTRANDA: Luciani Andrade de Andrade

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO: “Pedagogia de Projetos na Formação Inicial de Professores: Possibilidade a partir da proposta Aprender Investigando

DATA: 20 de Dezembro de 2016

LOCAL: Auditório I do CDI – Campus Manaus Centro/IFAM

BANCA EXAMINADORA:
Prof. Dr. Amarildo Menezes Gonzaga (orientador)
Profa. Dra.  Rosa Oliveira Marins Azevedo – Membro Interno (IFAM)
Profa. Dra. Eloísa da Silva Borges – Membro Externo (UFAM)

RESUMO DA DISSERTAÇÃO

Este trabalho resulta de pesquisa desenvolvida durante curso de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico a qual propôs investigar se a metodologia Aprender Investigando A/I é uma proposta possível de contribuição para a formação inicial de professores. Amparou-se epistemologicamente em conceitos sobre a formação de professores no Brasil, na Pedagogia de Projetos e na metodologia A/I. A pesquisa ocorreu junto aos licenciandos dos cursos de Ciências Biológicas e Química do IFAM/Campus Manaus-Centro na disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica 1 e se sustentou a partir da Pedagogia de Projetos com aplicação da metodologia Aprender Investigando na qual os licenciandos desenvolveram pesquisa em sala de aula com proposições investigativas decorrentes de suas vivências e experiências durante o curso. Considerando o caráter qualitativo da pesquisa, foi realizada Observação Participante para a coleta de dados, com aplicação de questionários, anotações em diário de campo e análise das produções textuais resultantes das atividades desenvolvidas pelos licenciandos no decorrer da disciplina, resultando em um relato desta experiência formativa que subsidiou a elaboração do produto educacional denominado Guia com orientações de utilização do Aprender Investigando em Formações Docentes, que evidencia como se proceder a formação de professores. Assim, acredita-se que a pesquisa pode contribuir com novas proposições investigativas amparadas em novos modelos formativos, como o Guia este tomado como um instrumento utilizável em formações docentes.

Palavras-chave: Formação de Professores. Pedagogia de Projetos. Aprender Investigando.

Dissertação Luciani Andrade / Produto Luciani Andrade

16ª DEFESA DE DISSERTAÇÃO DO MPET

MESTRANDA: Auxiliadora Cristina Corrêa Barata Lopes

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO: “O Uso de Animações Computacionais na Formação Inicial de Professores: Uma Alternativa para Melhoria do Ensino de Química

DATA: 06 de Dezembro de 2016

LOCAL: Auditório I do CDI – Campus Manaus Centro/IFAM

BANCA EXAMINADORA:
Prof. Dr. Edson Valente Chaves (orientador)
Profa. Dra.  Lucilene da Silva Paes – Membro Interno (IFAM)
Profa. Dra. Liliam Gleicy de Souza Oliveira – Membro Externo (ULBRA)

RESUMO DA DISSERTAÇÃO:
A experimentação no ensino de química gera interesse entre os alunos pela disciplina. Essa situação pode ser observada nos diferentes níveis de escolarização, da Educação Básica à Universidade. No entanto, o processo de ensino-aprendizagem vem mostrando que, na maioria das vezes, o uso da experimentação não é contemplado na educação básica. Entre os principais argumentos que justificam o pouco uso do laboratório, encontram-se os argumentos de ordem pedagógica, econômica, estrutural e humana. Sabe-se que praticamente não há o que substitua plenamente o prazer em aprender que uma aula prática proporciona, mas o uso de algumas metodologias ou recursos alternativos podem amenizar a falta da experimentação no ensino da química. As animações computacionais são exemplos de recursos alternativos, pois possibilita a visualização de experimentos do ramo da química, que por quaisquer motivos são impossibilitados de serem realizados no laboratório de ensino. Elaborou-se este estudo a fim de desenvolver animações voltadas para o ensino de química e verificar a contribuição delas no processo de ensino-aprendizagem e na formação inicial de docentes. O trabalho foi desenvolvido com participantes do Projeto Uirapuru, desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM. Para alcançar o objetivo pretendido, o percurso metodológico foi trabalhado de acordo com a abordagem filosófica da dialética, o enfoque qualitativo e a estratégia metodológica da pesquisa-ação, que embasaram as etapas específicas desta pesquisa da seguinte maneira: Capacitar licenciandos do curso de química do Projeto Uirapuru a produzirem animações por meio do software Power Point; Aplicar em sala de aula as animações produzidas e analisar a contribuição desse recurso na formação inicial de professores e no processo de ensino-aprendizagem; Divulgar cientificamente os saberes construídos a partir desta pesquisa, através de apresentação de trabalhos acadêmicos em eventos e periódicos da área educacional; e produzir um site contendo tutorial e exemplares de animações, a fim de auxiliar professores no desenvolvimento e no uso de animações no ensino de química. Conclui-se que com este trabalho contribuiu-se na formação inicial de professores, inserindo novas linguagens e tecnologias na prática docente, como nos mostra a percepção dos licenciandos na avaliação realizada, em que 100% deles inferiram que acreditam que as animações criadas no Power Point podem ser utilizadas como recurso ao ensino, identificaram as animações como importante ferramenta para o ensino de química, e que também podem ser criadas como recursos para outras disciplinas, e sinalizaram que utilizariam este recurso em suas aulas. Dos professores supervisores e bolsistas de iniciação à docência, 100% acreditam que o uso da animação facilita a compreensão do conteúdo ensinado e pode interferir positivamente no processo de ensino-aprendizagem em química. Verificou-se essa contribuição no processo de ensino-aprendizagem através do aumento significativo de acertos nas questões temáticas de química, em que percebeu-se um maior entendimento do conteúdo promovendo assim uma aprendizagem significativa, de acordo com a Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia de Richard Mayer. Dessa forma, oferece-se uma melhoria no ensino de química.

Palavras-chave: Animações. Ensino. Formação. Tecnologia.

Dissertação Auxiliadora Lopes / Produto Auxiliadora Lopes

15ª DEFESA DE DISSERTAÇÃO DO MPET

MESTRANDA: Tatiane Sabino da Silva de Andrade

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO: “A Importância da Divulgação Científica em Processos Formativos de Professor no Ensino Tecnológico

DATA: 05 de Dezembro de 2016

LOCAL: Auditório I do CDI – Campus Manaus Centro/IFAM

BANCA EXAMINADORA:
Prof. Dr. Amarildo Menezes Gonzaga (orientador)
Profa. Dra.  Rosa Oliveira Marins Azevedo – Membro Interno (IFAM)
Profa. Dra. Carolina Brandão Gonçalves – Membro Externo (UEA)

Dissertação Tatiane Sabino / Produto Tatiane Sabino

14ª DEFESA DE DISSERTAÇÃO DO MPET

MESTRANDA: Lana Barros de Matos

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO: “O Ensino de Botânica: Uma Proposta nos Cursos de Nível Médio em Meio Ambiente do IFAM/CMC

DATA: 02 de Dezembro de 2016

LOCAL: Auditório I do CDI – Campus Manaus Centro/IFAM

BANCA EXAMINADORA:
Profa. Dra. Lucilene da Silva Paes (orientadora)
Profa. Dra. Rosa Oliveira Marins Azevedo – Membro Interno (IFAM)
Profa. Dra. Maria Astrid Rocha Liberatto – Membro Externo (UEA)

RESUMO DA DISSERTAÇÃO

A pesquisa intitulada O Ensino de Botânica: uma proposta nos cursos de nível médio em Meio Ambiente do IFAM/CMC busca contribuir no ensino de Botânica, área do componente curricular de licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Nesse sentido, o ensino desta temática configura-se como algo importante e atual para a sociedade, como uma das formas existentes para se chegar à compreensão do ambiente que nos cerca. A problemática que suscitou esta pesquisa tem seu nascimento no conhecimento geral de que a falta de recursos e estratégias no ensino de Botânica culminam em aulas excessivamente teóricas, cansativas e com pouca atratividade. A escola de hoje necessita de alunos que sejam formados para opinar no mundo, compreender as causas de fenômenos no planeta e reconhecer que muitas das vezes essas causas são de autoria dos seres humanos interagindo no meio ambiente. As referências utilizadas no processo de pesquisa buscaram contribuir para o entendimento acerca da necessidade de criar estratégias para o ensino da temática. Assim sendo, o pensamento epistemológico necessário ao ensino de Ciências, a contribuição de atividades em espaços não-formais no ensino de Botânica, as modalidades didáticas no ensino de Biologia e na prática do professor da área foram essenciais assim como conhecer os desafios que coexistem entre o ensino da temática em questão e o ensino médio. Utilizou-se como estratégia metodológica traços da pesquisa qualitativa, pois dentre outros fatores é uma pesquisa que visa integrar pessoas na busca de soluções para um dado problema, contextualizando desse modo a prática onde os seres da pesquisa estão inseridos. Em consonância com essa abordagem realizou-se análise da matriz curricular do curso, identificando nesse documento que os conteúdos relacionados à Botânica não tinham continuidade no segundo e terceiro módulo, ficando todo o assunto a ser apresentado no primeiro módulo. Isso demostra fragilidade das ações educativas, posto que um grande volume de informações são condensados em um único período. Como instrumento de coleta de dados, fez-se uso de questionários com vistas a levantar dados referentes aos conteúdos de Botânica tratados no curso de nível médio em Meio Ambiente. Teve-se como objetivo, elaborar uma sequência didática para o ensino de Botânica a ser aplicado ao curso técnico em Meio Ambiente do IFAM como forma de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem desta área. A aplicação da referida sequência proporcionou aos alunos, maior interação com o objeto de estudo neste caso, as plantas do Instituto. As ações que se sucederam possibilitaram o plaqueamento de espécies, para fins de identificação e a criação de um jogo de tabuleiro e digital sob o título “Espécies vegetais no IFAM: um passeio por nossa casa.

Palavras-chave: Estratégias didáticas. Jogo educativo. Ensino médio. Vídeo.

Dissertação Lana Matos / Produto Lana Matos

13ª DEFESA DE DISSERTAÇÃO DO MPET

MESTRANDO: Paulino Pinheiro Gaia

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO: “Trilhas Ecológicas como Recurso Didático para a Educação Ambiental Integrando Educação Física e Biologia

DATA: 29 de Novembro de 2016

LOCAL: Auditório I do CDI – Campus Manaus Centro/IFAM

BANCA EXAMINADORA:
Profa. Dra. Lucilene da Silva Paes (orientadora)
Profa. Dra. Rosa Oliveira Marins Azevedo – Membro Interno (IFAM)
Profa. Dra. Maria Astrid Rocha Liberatto – Membro Externo (UEA)

RESUMO DA DISSERTAÇÃO

A pesquisa teve por objetivo desenvolver atividades interdisciplinares em trilhas ecológicas em Espaços Não-Formais (ENFs) amazônicos, contribuindo para a formação do indivíduo em relação à conscientização ambiental. Neste sentido, desenvolver práticas dessa natureza configurou-se como algo de extrema importância para o mundo contemporâneo, possibilitando o conhecimento do mundo em sua multiplicidade, garantindo uma formação mais completa com prerrogativas de atuação eficiente. A problemática da pesquisa surgiu em virtude da falta de iniciativa em relação a atividades interdisciplinares que visualizem os recursos naturais regionais (aulas de campo) como alternativa didática para o ensino de Educação Ambiental (EA). Partindo desta perspectiva, acredita-se que o meio ambiente atualmente necessita de cidadãos críticos, que possam intervir nas melhorias da sociedade e dos ecossistemas nele inseridos. Deste modo, a pesquisa foi desenvolvida com os discentes do PARFOR da Segunda Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Manaus Centro (CMC), por meio de práticas interdisciplinares integrando as disciplinas de Educação Física (EF) e Biologia (BIO), utilizando como recurso didático três trilhas ecológicas (ASFRAMA, Cachoeira Natal e Corredeira do Urubuí) no município de Presidente Figueiredo-AM. A proposta obteve como resultados esperados a aplicação processos de aprendizados de forma interdisciplinar com conteúdos desenvolvidos pela EF como atividades corporais de aventura, recreação na natureza e caminhadas; integrando-os aos conhecimentos biológicos que podem ser visualizados nas trilhas ecológicas. Ao final da pesquisa, foi criado o website denominado “Trilhas BIOEDFÍSICAS Ecológicas: Integrando o Ensino de Educação Física e Biologia na EA” e O Jogo Didático de Tabuleiro “Trilhas Eco Ambientais em Presidente Figueiredo”.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Trilhas Ecológicas. Educação Física. Biologia. Recursos Didáticos.

Dissertação Paulino Pinheiro / Produto Paulino Pinheiro – Tabuleiro

12ª DEFESA DE DISSERTAÇÃO DO MPET

MESTRANDA: Miriam Bastos Reis Maia Lima.

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO: “Perfil Do Professor Mediador: Estudo De Caso Nas Licenciaturas No IFAM-CMC

DATA: 29 de Julho de 2016

BANCA EXAMINADORA:
Profa. Dra. Elaine Maria Bessa Rebello Guerreiro – Orientadora (IFAM)
Profa. Dra. Rosa Oliveira Marins Azevedo – Membro Interno (IFAM)
Profa. Dra. Dayse Peixoto Maia – Membro Externo (UEA)

RESUMO DA DISSERTAÇÃO

O objetivo deste trabalho foi construir uma ferramenta que auxilie na identificação do perfil do professor mediador. Este estudo insere-se no contexto dos Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico, os quais tratam da investigação de focos temáticos de ordem estrutural, organizacional, didática e pedagógica referentes aos processos formativos de professores em instituições de ensino tecnológico. Sendo assim, consideram os impactos e repercussões decorrentes da organização do trabalho pedagógico do professor que atua nesta modalidade de ensino. Trata-se de uma pesquisa de enfoque quali-quantitativo, descritivo, caracterizando-se como um estudo de caso.  Para explorar a temática organizou-se uma fundamentação teórica abordando aspectos tais como: políticas públicas voltadas para o ensino profissional e tecnológico, funções do professor do Ensino Profissional Tecnológico (EPT) no cenário atual e seu processo de formação; a Pedagogia da Mediação, a Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM) e o perfil do professor mediador. A pesquisa partiu dos estudos de Vygotsky sobre a ZDP, do paradigma de Feuerstein concernente ao perfil do professor mediador e da proposta didática cognitivo-construtivista, a fim de identificar através de pesquisa bibliográfica as competências didáticas que são demandadas do professor, enquanto mediador do processo ensino/aprendizagem. Posteriormente, aplicar-se-á um questionário construído pela autora, por meio do qual os professores poderão avaliar a própria práxis diante do perfil do professor mediador. O perfil sócio-demográfico dos respondentes também fez parte da investigação visando a caracterização dos profissionais, sua formação e prática pedagógica. Os professores participantes trabalhavam nos Cursos de Graduação em Licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) – Campus Manaus Centro (CMC) localizado na cidade de Manaus, Estado do Amazonas. Realizou-se a análise quantitativa das características do professor mediador através do conjunto de respostas dadas ao questionário, e análise de conteúdo das duas questões subjetivas. O questionário foi o produto gerado por este trabalho.  Considerando-se o papel social desempenhado pelo ensino profissional e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas e sua contribuição para o desenvolvimento educacional no Amazonas, o professor formador e seu perfil didático são aspectos fundamentais no sucesso deste projeto político educacional. Foi observado que os índices de mediação didática alcançados pelos professores foram bom e ótimo, o que é compatível com a formação e o tempo de experiência dos professores participantes da pesquisa. Isto caracteriza o grupo pesquisado como tendo um nível elevado de mediação quanto ao perfil didático.

Dissertação Miriam BastosProduto Miriam Bastos: Questionário Prof Med – Professor Mediador

11ª DEFESA DE DISSERTAÇÃO DO MPET

MESTRANDA: Jacira Dall’Alba

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO: “ Inclusão No Contexto Dos Institutos Federais De Educação: Contribuições Do NAPNE Do IFAM – Campus Manaus Zona Leste.

DATA: 26 de Julho de 2016

BANCA EXAMINADORA:
Profa. Dra. Elaine Maria Bessa Rebello Guerreiro – Orientadora (IFAM)
Prof. Dr. Amarildo Menezes Gonzaga – Membro Interno (IFAM)
Profa. Dra. Maria Almerinda de Souza Matos – Membro Externo (UFAM)

RESUMO DA DISSERTAÇÃO

Os Institutos Federais de Educação têm avançado em termos pedagógicos com a implantação dos NAPNE’s, objetivando romper com as barreiras conceituais, atitudinais e procedimentais, promovendo ações inclusivas articuladas com o ensino, pesquisa e extensão. Esses núcleos têm como base as diretrizes resultantes da Conferência Mundial de Educação na Perspectiva da Educação Inclusiva. O presente estudo propõe por meio de diagnóstico realizado com os professores do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) Campus Manaus Zona Leste (CMZL), indicadores que orientem a melhoria na execução das atribuições do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais – NAPNE, a partir das respostas dos sujeitos envolvidos na pesquisa. A proposta metodológica deste trabalho consiste numa abordagem qualitativa, pois o objeto da pesquisa foi baseado na análise das políticas públicas de inclusão por meio de atribuições do NAPNE. Quanto aos meios, a pesquisa foi de análise documental e bibliográfica e estudo de caso (circunscrita ao IFAM/CMZL), sendo os participantes da pesquisa professores que atuam na educação profissional e tecnológica do IFAM/CMZL. Com base nesta pesquisa, foi possível afirmar que os professores participantes demonstraram interesse em participar de ações que viabilizem a inclusão na educação profissional e tecnológica. Os resultados indicam a necessidade de melhorias no planejamento, acompanhamento e avaliação na implementação das ações propostas pelo NAPNE, tendo em vista que o núcleo deve atuar em conjunto com os demais setores do campus e, consequentemente, articulado com as atribuições do NAPNE Sistêmico do IFAM.

Dissertação Jacira Dall’AlbaProduto Jacira Dall’Alba – Cartilha sobre Educação Inclusiva

10ª DEFESA DE DISSERTAÇÃO DO MPET

MESTRANDO: Jando Abraão de Miranda Silva

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO: “A Formação Docente e as Novas Tecnologias no Ensino do Movimento Uniforme Variado: uma sequência didática com o Software Geogebra.

DATA: 03 de Maio de 2016

LOCAL: Auditório II do CDI – Campus Manaus Centro/IFAM

BANCA EXAMINADORA:
Prof. Dr. Davi Avelino Leal – Orientador (IFAM)
Profa. Dra. Rosa Oliveira Marins Azevedo – Membro Interno (IFAM)
Prof. Dr. Haroldo de Almeida Guerreiro – Membro Externo (UFAM)

RESUMO DA DISSERTAÇÃO
O ensino de Física, apesar de ainda apresentar-se nos moldes do ensino tradicional (lousa, pincel e quadro branco), ou seja, sem a vivência com tecnologias e softwares educacionais. Observa-se na escola a presença de tecnologias, como por exemplo, o laboratório de informática que evidencia que é importante na prática cotidiana dos professores de Física conhecimentos sobre tecnologia educacional de software. Com isso, o processo de formação docente em locus escolar provoca reflexões e ações positivas por parte dos professores e, a fim de se estimular uma abordagem sobre o tema, foi realizada uma formação com o programa de software GeoGebra tendo como enfoque o processo de ensino-aprendizagem na componente curricular de Física. O estudo aborda “A Formação Docente e as Novas Tecnologias no Ensino do Movimento Uniforme Variado: uma sequência didática com o Software Geogebra” com professores do Ensino Médio. Os objetivos foram contextualizar um debate entre formação docente e as novas tecnologias educacionais aplicadas a componente curricular de Física; apresentar a teorização do Movimento Uniforme Variado – MUV em suas relações com a linguagem matemática; articular os procedimentos metodológicos utilizados durante a pesquisa na elaboração de um guia didático e, finalmente, mostrar a aplicabilidade do software GeoGebra em Física para a construção de gráficos da velocidade em função do tempo [v=f(t)], posição em função do tempo [s=f(t)] e aceleração em função do tempo [a=f(t)] diante das atividades realizadas durante o processo de formação de professores, seguidas de seus resultados. O trabalho foi norteado em um estudo de caso, por meio de pesquisa bibliográfica que contribuiu para melhores esclarecimentos sobre a formação de professores e a tecnologia educacional. A metodologia possui uma dupla dimensão: a epistemológica e a prática. A pesquisa revelou que o uso de software GeoGebra, utilizando a formação de professores alinhada e planejada de forma interdisciplinar em locus escolar, é capaz de despertar nos professores a utilização de softwares educacionais livres, favorecendo o fazer pedagógico na escola pública e, consequentemente, o processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de Física. Por isso, a formação dos professores da rede pública estadual é tarefa, sem dúvida, essencial para a melhoria do ensino e para o enfrentamento das diferentes situações que implicam a tarefa de educar para a cidadania.

Palavras-chave: Formação de professores. Movimento Uniforme Variado. Software GeoGebra.

Dissertação Jando Abraão / Produto Jando Abraão

9ª DEFESA DE DISSERTAÇÃO DO MPET

MESTRANDO: Marden Eufrásio dos Santos

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO: “Ensino das Relações Métricas do Triângulo Retângulo com Robótica Educacional.

DATA: 28 de Abril de 2016

LOCAL: Auditório II do CDI – Campus Manaus Centro/IFAM

BANCA EXAMINADORA:
Profa. Dra. Andréa Pereira Mendonça – Orientadora (IFAM)
Profa. Dra. Rosa Oliveira Marins Azevedo – Membro Interno (IFAM)
Profa. Dra. Elaine Harada Teixeira de Oliveira – Membro Externo (UFAM)

RESUMO DA DISSERTAÇÃO:
As Relações Métricas do Triângulo Retângulo é um importante conteúdo da Geometria no Ensino Fundamental e a base para a Trigonometria no Ensino Médio, apresentando grande potencial de aplicação na resolução de problemas matemáticos. Dadas as dificuldades com a aprendizagem deste conteúdo, desenvolvemos um planejamento de ensino, fundamentado no Alinhamento Construtivo, que integra Robótica Educacional no ensino deste tema da Matemática, considerando o desenvolvimento de duas habilidades: (i) visualização das propriedades das figuras geométricas; e, (ii) aplicação do raciocínio dedutivo na construção de soluções para os problemas propostos. A integração da Robótica Educacional no Ensino de Matemática, conforme proposto neste trabalho, foi avaliada por meio de um estudo de caso realizado com 30 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da escola pública Deyse Lammel Hendges, situada no município de Presidente Figueiredo (AM). Os resultados do estudo de caso revelaram uma melhoria na aprendizagem dos alunos, sendo que os índices mais significativos foram alcançados no desenvolvimento da habilidade de visualização das figuras geométrica. No que diz respeito a segunda habilidade – desenvolvimento do raciocínio dedutivo para resolução de problemas – os resultados obtidos foram mais modestos, pois o desenvolvimento dos cálculos prescindia conhecimentos sobre as operações aritméticas, cujo domínio pelos estudantes era limitado, mesmo tratando-se de estudantes na última série do ensino fundamental. Como produto deste trabalho, produzimos um Caderno de Aplicação de Robótica Educacional para o Ensino de Matemática com enfoque no ensino das Relações Métricas do Triângulo Retângulo. Neste caderno constam: as orientações para elaboração de problemas matemáticas com o uso de Robótica, o planejamento das aulas, a indicação de kits educacionais de robótica, e outros recurso de auxílio aos docentes.

Palavras-Chave. Ensino de Matemática; Relações Métricas do Triângulo Retângulo; Robótica Educacional; Alinhamento Construtivo.

Dissertação Marden Eufrásio / Produto Marden Eufrásio

8ª DEFESA DE DISSERTAÇÃO DO MPET

MESTRANDA: Fernanda Rebeca Araújo da Silva

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO: “Saberes docentes na formação inicial de professores para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

DATA: 18 de Março de 2016

LOCAL: Auditório II do CDI – Campus Manaus Centro/IFAM

BANCA EXAMINADORA:
Profa. Dra. Rosa Oliveira Marins Azevedo – Orientadora (IFAM)
Prof. Dr. Davi Avelino Leal – Membro Interno (IFAM)
Prof. Dr. Marco Aurélio Nicolato Peixoto – Membro Externo (IFMG)

Resumo da Dissertação:

Tendo como principal objetivo compreender em que aspectos ações desenvolvidas nos cursos de Licenciatura possibilitam que os licenciandos construam Saberes Docentes para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), elaborou-se um percurso investigativo cujo aporte teórico-metodológico foi a pesquisa-ação. O sentido desse percurso foi conhecer como uma instituição de Educação Profissional e Tecnológica trata a formação inicial de professores para a EPTNM. Inicialmente, tendo como posicionamento epistemológico a concepção sobre Saberes Docentes, proposta por Tardif (2014), procuramos conhecer que saberes têm sido evidenciados como necessários à formação docente para a EPTNM ao longo da trajetória histórica desta educação, ao mesmo tempo em que a problematizamos, estabelecendo diálogos com Manfredi (2002) e Kuenzer (2007), entre outros. Em um processo dialógico, entramos em contato com os sujeitos da pesquisa, alunos das licenciaturas de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, nosso lócus de pesquisa. Os dados da pesquisa, interpretados pela Análise Textual Discursiva, foram construídos em momentos: 1) na fase do diagnóstico, com ações desenvolvidas na disciplina Seminário de Estágio e nas reuniões do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência; 2) na elaboração e implementação do curso de curta duração. O diagnóstico evidenciou Saberes Docentes para atuar na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, os quais constituíram a proposta do curso, a saber: conhecimento a respeito da EPTNM e suas especificidades; compreensão da dinâmica instaurada no contexto social para a formação integral dos alunos; construção de articulações disciplinares dentro do currículo, com base no trabalho, ciência e tecnologia. Os resultados da pesquisa mostraram que ações formativas para a construção de Saberes Docentes para a EPTNM, devem contemplar três aspectos básicos: epistemológico, ontológico e metodológico. Tais aspectos se fazem presentes naquilo que denominamos produto da pesquisa: a proposta de uma disciplina de 40 horas para tratar da EPTNM na formação de professores, acompanhada de sugestão para sua implementação. A pesquisa apresenta ainda como resultado, a necessidade urgente de discussões sobre os processos formativos para a EPTNM nos Institutos Federais, como elemento identitário de seus cursos de licenciatura.

Palavras-chave: Formação de professores. Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Saberes Docentes.

Dissertação Fernanda Rebeca / Produto Fernanda Rebeca

7ª DEFESA DE DISSERTAÇÃO DO MPET

MESTRANDA: Andréia Paula Ferreira de Araújo

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO: “PROUCA: um olhar sobre as perspectivas da inclusão digital e a renovação das práticas no ensino de Ciências em Manaus

DATA: 17 de Março de 2016

LOCAL: Auditório II do CDI – Campus Manaus Centro/IFAM

BANCA EXAMINADORA:
Prof. Dr. Edson Valente Chaves – Orientador (IFAM)
Profa. Dra. Andréa Pereira Mendonça – Membro Interno (IFAM)
Profa. Dra. Ana Frazão Teixeira – Membro Externo (UEA)

Resumo da Dissertação:

A pesquisa teve como objetivo analisar o PROUCA enquanto política de inclusão digital na rede escolar do município de Manaus e suas contribuições para a renovação das práticas de ensino em Ciências. A perspectiva teórica adotada situou a importância da inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino escolar e os desafios da construção de uma educação científica na educação básica, indicando fundamentos sobre a inclusão digital no contexto brasileiro a partir dos processos educacionais tendo em vista as atuais perspectivas teóricas e os objetivos de ensinar e aprender Ciências na escola. Essas perspectivas conduziram a um olhar sobre a possibilidade de utilização das novas tecnologias, particularmente o laptop educacional do PROUCA, como recurso pedagógico para renovar as práticas no ensino de Ciências. Quanto à perspectiva metodológica, a pesquisa foi pautada na pesquisa qualitativa, legitimada através da pesquisa bibliográfica e o uso de técnicas como a observação, aplicação de questionário e entrevista. No contexto da pesquisa de campo foram contatadas 12 unidades escolares da Secretaria Municipal de Educação, e, respectivamente, 12 professores de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental (EF), além de um formador do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTEs) para a coleta de dados. Os dados coletados foram analisados com base na análise empírico-interpretativa. Os resultados obtidos mostraram que a inserção do PROUCA no contexto escolar não representou uma ferramenta desafiadora que impulsionou, de modo profundo, o professor de Ciências a conhecer, buscar, pesquisar e desenvolver novas habilidades e domínio sobre a ferramenta para, em sala de aula, não sendo um recurso integrado na construção de momentos diferenciados de reflexão e diálogos sobre os conteúdos científicos. E com o passar de cada ano letivo, os recursos tecnológicos disponibilizados às escolas com verbas públicas para inclusão digital de alunos e professores têm sido substituídos por novas ferramentas, que acarretam no desuso e desconhecimento dos equipamentos já existentes, sem a devida integração dos equipamentos antigo e novos na ressignificação no planejamento e prática docente. Tais constatações, além de constituírem em entraves para uso crítico e inovador das TICs no ensino escolar como um todo, ainda aponta os limites da prática docente e de sua formação para ensinar Ciências. Decorrente das constatações foi elaborado um site intitulado “PROUCA em Manaus”, como contribuição para a divulgação de dados sobre o programa na referida rede escolar e, consequentemente, para os professores que se interessam e pesquisam sobre formas de uso do computador nas aulas de Ciências.

Palavras-chave: PROUCA. Inclusão digital. Inovação didática. Ensino de Ciências.

Dissertação Andréia Paula / Produto Andréia Paula

6ª DEFESA DE DISSERTAÇÃO DO MPET

MESTRANDA: Pricila Rodrigues de Souza

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO: “Aprendizagem Significativa e Alinhamento Construtivo: uma proposta para o Ensino de Circuitos Elétricos”

DATA: 11 de Março de 2016

LOCAL: Auditório II do CDI – Campus Manaus Centro/IFAM

BANCA EXAMINADORA:

Prof. Dr. João dos Santos Cabral Neto (Orientador)
Profa. Dra. Rosa Oliveira Marins Azevedo – Membro Interno (IFAM)
Prof. Dr. Augusto Fachín Terán – Membro Externo (UEA)

RESUMO DA DISSERTAÇÃO:
O planejamento e desenvolvimento da prática docente têm impacto importante no aprendizado dos alunos. Esta dissertação explora este impacto por meio de uma proposta didática para alunos de cursos técnicos de nível médio no ensino de circuitos elétricos. A proposta é estruturada com nove planos de ensino e aprendizagem, compartilhados por meio de uma série de nove vídeos, fundamentados na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e no modelo de ensino Alinhamento Construtivo de John Biggs. A pesquisa-ação estratégica norteou a investigação. Para a adequação do material apresentado aos alunos nos planos elaborados, foram considerados seu perfil e sua estrutura cognitiva. Para coleta de dados da pesquisa foram feitas gravações em áudio das principais etapas, diários de bordo, fotografias, atividades experimentais, entrevistas, mapas conceituais prévios e finais, assim como as tarefas de avaliação executadas a cada final de aula. As evidências apresentadas durante a aplicação da proposta didática permitem dizer que os aspectos: contextualização da aprendizagem, motivação, acompanhamento dos alunos e um novo olhar do docente diante de sua prática, contribuem para a promoção de aprendizagens significativas dos alunos.

Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Alinhamento construtivo. Educação profissional. Ensino. Circuitos elétricos.

Dissertação Pricila Rodrigues / Produto Pricila Rodrigues

 5ª DEFESA DE DISSERTAÇÃO DO MPET

MESTRANDA: Silvana Suelen Mendonça Mesquita

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO: “O Blog como recurso pedagógico para o ensino da Língua Espanhola”

DATA: 25 de Fevereiro de 2016

LOCAL: Auditório I do CDI – Campus Manaus Centro/IFAM

BANCA EXAMINADORA:
Prof. Dr. José Anglada Rivera (Orientador)
Prof. Dr. Amarildo Menezes Gonzaga – Membro Interno (IFAM)
Profa. Dra. Josefina Barrera Khalil – Membro Externo (UEA)

RESUMO DA DISSERTAÇÃO:

Esta pesquisa teve como objetivo verificar o blog como recurso pedagógico e sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem da língua espanhola. Com o advento das tecnologias na década de 80, a sociedade enfrentou desafios na apropriação dessas TIC dentre elas a Internet e suas ferramentas nos diversos contextos que na atualidade se tornam fundamentais para o cotidiano das pessoas, inclusive no âmbito escolar. Nesse contexto, o computador e a Internet quando usados em sala de aula, representam um recurso que facilita o processo de ensino-aprendizagem, a interação dos sujeitos participantes e a compreensão dos conteúdos ministrados. Para tanto, a presente pesquisa, está orientada por autores que dialogam sobre as TIC na educação e o processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, apresentando um estudo tendo como foco o blog e o ensino do espanhol. Para isso, fizemos um levantamento bibliográfico do percurso das TIC em especial a internet com ênfase ao ambiente midiático do blog, seu uso educativo e potencialidades no ensino-aprendizagem da Língua Espanhola. Segue pautada na metodologia do sociointeracionismo de Vigotsky numa abordagem qualitativa, sendo de caráter descritiva e de pesquisa-ação. Os resultados obtidos apontaram a utilização do blog como recurso pedagógico eficaz, indicando caminhos e possibilidades aos professores por ter sido um recurso que facilitou a aprendizagem da leitura e escrita da língua espanhola, contribuindo dessa forma com o ensino, num ambiente de interação e de escrita colaborativa com seus alunos, assim como a inserção das TIC em sala de aula, ter tido uma significativa importância em suas práticas, ressignificando seu planejamento. Dessa maneira, foi criado um blog como ferramenta pedagógica e produto desta pesquisa, permitindo que o processo de ensino-aprendizagem da língua espanhola se torne mais atraente.

Palavras-chave: Blog, TIC, Internet, processo de ensino-aprendizagem da língua espanhola.

Dissertação Silvana Suelen / Produto Silvana Suelen

4ª DEFESA DE DISSERTAÇÃO DO MPET

MESTRANDA: Maria do Carmo Ferreira de Andrade

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO: “A Formação de Professores para o Ensino Profissional e Tecnológico mediado pela Metodologia por Competências a partir dos anos 70”

DATA: 18 de Dezembro de 2015

LOCAL: Auditório I do CDI – Campus Manaus Centro/IFAM

BANCA EXAMINADORA:
Profa. Dra. Ana Cláudia Ribeiro de Souza – Orientadora (IFAM)
Prof. Dr. Davi Avelino Leal – Membro Interno (IFAM)
Prof. Dr. José Vicente de Souza Aguiar – Membro Externo (UEA)

Resumo da Dissertação:

Esta dissertação teve por objetivo investigar a Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica mediada pela Metodologia por Competências no Brasil a partir dos anos 70.  Pesquisou a Formação de Professores para este ensino em sua normatização e referenciais na legislação brasileira, em literatura pertinente e a sua concretização na história. Para encontrar vestígios sobre o tema se percorreu o seu histórico e o marco inicial do ensino profissional do governo federal que foi a criação das Escolas de Aprendizes Artífices propondo o ensino profissional gratuito nas capitais dos Estados da República; as leis orgânicas das quais acontece a criação do Sistema “S” com o Decreto Lei no  4.048 de 22 de janeiro de 1942. A Reforma do Ensino de Primeiro e Segundo Grau, Lei no 5.692, de 11 de agosto de 1971 e a formação técnico profissional; a criação da  Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, com a lei no 11.892 de 29/12/2008. Deteve-se a aprofundar a origem e definições do termo Competências e o ensino por Competências na era industrial, em outros países e no Brasil a partir dos anos 90. Para a elucidação, implementação e funcionalidade buscaram-se experiências em escolas do SENAI de Santa Catarina e a sua utilização em uma escola do SENAI no Departamento Regional do Amazonas em Manaus. Experiências estas que comprovam a eficácia e a qualidade da aprendizagem do ensino onde o prender fazendo são expressões de uma mesma vertente, teoria e prática falam a mesma linguagem na mobilização de conhecimentos. Sinalizou-se que para a efetivação da Metodologia por Competência pelo docente, alunos e escola, é necessária sua apropriação intrínseca e extrínseca provinda de condições para o conhecimento e desenvolvimento do espírito científico da proposta. É compromisso da escola como um todo envolver-se na busca do conhecimento propiciando, sobretudo aos docentes, formação técnica, cientifica e pedagógica no exercício de sua profissão na formação de futuros profissionais qualificados para atuar na sociedade.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Formação de professores. Legislação brasileira. Metodologia por Competências.

Dissertação Maria do Carmo / Produto Maria do Carmo

3ª DEFESA DE DISSERTAÇÃO DO MPET

MESTRANDA: Marciléa Silva de Freitas

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO: “Estratégia Didática para o Ensino dos Conhecimentos relacionados às Mudanças Climáticas Globais”

DATA: 04 de Dezembro de 2015

LOCAL: Auditório I do CDI – Campus Manaus Centro/IFAM

BANCA EXAMINADORA:

Prof. Dr. Dr. Jean Dalmo de Oliveira Marques – Orientador (IFAM)

Profa. Dra. Rosa Oliveira Marins Azevedo – Membro Interno (IFAM)

Prof. Dr. Luiz Antônio Candido – Membro Externo (INPA)

Resumo da Dissertação:

Atualmente, discute-se bastante na mídia a respeito das Mudanças Climáticas Globais (MCGs), principalmente, no contexto do aumento da temperatura do planeta, da emissão de gases danosos ao ambiente e da escassez de água, ressaltando-se as interferências do ser humano nessas mudanças. Embora o clima tenha apresentado mudanças ao longo da história da Terra, em todas as escalas de tempo, percebe-se que a mudança atual apresenta alguns aspectos distintos. As mudanças do clima no passado decorreram de fenômenos naturais; por sua vez, a maior parte da mudança climática atual é atribuída às atividades humanas particularmente nos últimos 50 anos. O problema que deu origem ao presente trabalho está vinculado à importância da Amazônia, que é amplamente considerada no contexto das MCGs, assim como a carência de estratégias de ensino aprendizagem em torno desta temática. Portanto, o presente estudo teve como objetivo geral desenvolver uma estratégia didática para o processo de ensino aprendizagem sobre a temática MCGs, utilizando as potencialidades dos recursos naturais regionais amazônicos. A metodologia utilizada foi qualitativa, desenvolvida com 40 alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (LCB) do IFAM e 5 professores que atuam em disciplinas correlatas ao tema da pesquisa. A partir dos resultados da pesquisa, percebemos o quanto é necessário discutir com a sociedade acadêmica sobre as MCGs, pois os impactos sofridos por tais mudanças refletem na sociedade como um todo e muitas vezes não nos damos conta que somos responsáveis por contribuir com as modificações que nosso planeta vem sofrendo e que são necessárias além das mudanças comportamentais, intervenções políticas comprometidas com a sociedade para a solução dos problemas ambientais. Tanto os alunos como os professores apontaram a relevância da discussão dos conhecimentos sobre as MCGs, dada a repercussão que envolve o tema e sua relação com a região amazônica em termos de conservação e preservação dos recursos naturais para a manutenção e equilíbrio da vida na Terra. A utilização de espaços não formais (ENFs) permitiu despertar nos alunos a consciência ambiental quanto à preservação e uso sustentável dos ecossistemas amazônicos devido ao potencial que apresentam para armazenar carbono e contribuição no ciclo hidrológico. Roteiros didáticos para o ensino sobre MCGs são importantes instrumentos para o desenvolvimento de um processo de ensino e aprendizagem satisfatório, de forma a promover uma educação cientifica contextualizada com a realidade regional e global. O desenvolvimento das ferramentas educacionais mostrou-se eficaz para o alcance do objetivo proposto, o que pode possibilitar a outros professores a utilizarem novas estratégias educativas

Palavras-Chave: Mudanças Climáticas. Ensino Aprendizagem. Ambientes regionais. Guia didático.

Dissertação Marciléa Freitas / Produto Marciléa Freitas

2ª DEFESA DE DISSERTAÇÃO DO MPET

MESTRANDA: Terezinha de Jesus Vilas Boas 

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO: “Ensino de Botânica: uma proposta didática como contribuição à formação da concepção ambiental”

 DATA: 03 de Dezembro de 2015

 LOCAL: Auditório I do CDI – Campus Manaus Centro/IFAM

BANCA EXAMINADORA:

Profa. Dra. Lucilene da Silva Paes – Orientadora (IFAM)

Profa. Dra. Rosa Oliveira Marins Azevedo – Membro Interno (IFAM)

Profa. Dra. Maria Astrid Rocha Liberato – Membro Externo (UEA)

Resumo da Dissertação:

O ensino de botânica constitui uma ferramenta fundamental no sentido de fortalecer a conscientização do uso, manejo e conservação ambiental. O desenvolvimento de atividades de ensino nos Espaços Não Formais (ENFs) amazônicos pode propiciar processos de aprendizado significativos para o ensino de botânica valorizando a biodiversidade de plantas regionais e consequentemente contribuindo para a formação de uma concepção ambiental. A pesquisa objetivou difundir conhecimentos da flora regional nos EFNs amazônicos contribuindo para a formação de uma concepção ambiental. O estudo foi realizado no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas/IFAM por meio de entrevistas e participação nas atividades campo com alunos e professores da área de botânica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas verificando os conhecimentos propagados ao longo do curso e as metodologias utilizadas pelos professores. Posteriormente, realizou-se uma intervenção através de atividade desenvolvida nos ENFs evidenciando alternativas em termos de ecossistemas, para desenvolvimento de praticas sendo construído um guia informativo relatando estas atividades. A pesquisa indicou que os conhecimentos botânicos desenvolvidos em ENFs, estimulam a aprendizagem de maneira diferenciada da tradicional, desmistificando a botânica como de difícil compreensão, além de despertar a concepção ambiental como instrumento para a manutenção do ambiente equilibrado.

Palavras-chave: Botânica. Concepção ambiental. Ensino. Diagnóstico.

Dissertação Terezinha Vilas Boas  / Produto Terezinha Vilas Boas

1ª DEFESA DE DISSERTAÇÃO DO MPET

MESTRANDA: Alessandra Tomé Campos

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO: “Narrativas de Professores no Ensino Tecnológico“

DATA: 30 de Novembro de 2015

LOCAL: Auditório I do CDI – Campus Manaus Centro/IFAM

BANCA EXAMINADORA:

Prof. Dr. Amarildo Menezes Gonzaga – Orientador (IFAM)

Profa. Dra. Rosa Oliveira Marins Azevedo – Membro Interno (IFAM)

Profa. Dra. Ierecê Barbosa – Membro Externo (UEA)

Resumo da Dissertação:

O presente trabalho foi resultante de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFAM- Campus Centro) que teve como questão principal compreender narrativas de professores em formação no referido mestrado, cujo desdobramento incidiu em indicadores, que foram utilizados como referenciais para a elaboração do nosso produto, o site/blog Narrativa no MPET que foi pensado como recurso pedagógico, possível de ser utilizado em processos formativos de professores no ensino tecnológico. Neste percurso investigativo, buscou-se estabelecer um paralelo entre o registro da narrativa da pesquisadora e as bases teórico-epistemológicas sobre pesquisa narrativa subsidiada por teóricos como Clandinin e Connelly (2011), Ricoeur (2010), entre outros. A partir dos registros das vivências dos demais professores, sujeitos da pesquisa, realizou-se o processo de Análise Textual Discursiva (ATD), subsidiada Moraes e Galiazzi (2011) para obtenção de indicadores que serviram como referenciais para elaboração do nosso produto. Por fim, espera-se que este possa contribuir para a problematização em novos processos de formação de professores e construção de conhecimentos no âmbito do Ensino Tecnológico.

Palavras-chave: Pesquisa Narrativa, Formação de professores e Ensino Tecnológico

Dissertação Alessandra  / Produto Alessandra Blog www.narrativasnomept.com