Dissertações Defendidas

Turma 2016

Antonio Paulino dos Santos
“Percursos De Autoria De Professores No Ensino Tecnológico”  / Produto: (Per)Curso De Autoria: Enxergando-Se Autor Da Própria História – Curso de Curta Duração

Austonio Queiroz dos Santos
“GameAlfa: Jogo Digital como recurso tecnológico para alunos em processo de alfabetização do segundo ano do Ensino Fundamental”  / Produto: GameAlfa: Guia Didático-Instrucional

Bárbara Castro Lapa
“Tecendo um Traçado Entre Autoformação Docente e Sentidos do Trabalho”  / Produto: Curso Online “Um Traçado entre autoformação docente e sentidos de trabalho para professores da Educação Profissional e Tecnológica”

Eliane Barth Tavares
“Citologia Para Estudantes Surdos: Uma Unidade De Ensino Potencialmente Significativa”Produto: Aprendendo Biologia pelas mãos: Guia Didático para ensino de Biologia para estudantes surdos

Emily Silva dos Santos Lima
“Proposta Didática Para o Ensino de Meio Ambiente e Água na Disciplina Ciências Naturais” / Produto: Proposta Didática para o Ensino de Meio Ambiente e Água na Disciplina Ciências Naturais no Parque Municipal Nascentes do Mindu – PMNM

Erlande D’Ávila do Nascimento
“O Teatro Científico como organizador prévio de conceitos da Eletrostática” / Produto: O Teatro Científico como organizador prévio de conceitos da Eletrostática: Manual de orientação ao professor

Iêda Lucia de Oliveira Santana
“O Uso do Scratch no Desenvolvimento de Habilidades Digitais: Uma Proposta para Organização do Trabalho Pedagógico de Coordenadores de Telecentros” / Produto: Plano de Atividades para Telecentros (PAT): Guia Para o Desenvolvimento de Habilidades Digitais com o uso do Scratch

Jânio Carlos Ramos Teixeira
“Música integrando conhecimentos botânicos e ambientais” / Produto: Música como estratégia de Ensino das Questões Ambientais 

Julia Graziela Bernardino de Araújo Queiroz
“Formação de Professores Para o Atendimento Educacional Especializado na Rede Municipal de Ensino de Manaus”  / Produto: Guia Didático “Atendimento Especializado: Função e Operacionalização”

Luciene de Almeida Barros Pinheiro
“O Desenvolvimento Profissional de Pedagogos da Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Acre: contribuições de uma Proposta Formativa em ação”  / Produto: Formação Continuada de Pedagogos da Educação Profissional e Tecnológica

Luana Ugalde da Costa
“Desenvolvimento Profissional de Coordenadores do NAPNE do Instituto Federal do Acre”  / Produto: Curso de Formação Continuada em Educação Especial para Coordenadores do NAPNE

Marcus Marcelo Silva Barros
“Empreendedorismo Na Formação De Professores: Uma Proposta Formativa”  / Produto: Curso de Atualização: Empreendedorismo Para Professores

Raimundo Gouveia da Silva
“Variação Linguística na Língua Portuguesa: Uma Proposta de Ensino dos Modos Verbais Com Uso de Banco de Dados Linguísticos”Produto: Banco de Dados Linguísticos do Núcleo da Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema (RECI) / Tutorial para Uso do Banco de Dados Linguísticos RECI

Uthant Benício de Paiva
“Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação na Docência: A Formação Continuada no Instituto Federal do Acre” / Produto: Roteiro Formativo: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para Prática Docente 


Turma 2015

Adriana Neves de Almeida
“Formação Continuada De Professores De Matemática Na Perspectiva Do Ensino Híbrido” / Produto: Proposições para a Formação de Professores de Matemática na Perspectiva do Ensino Híbrido

Adriana Nogueira Tavares
“Formação Continuada Na Escola:Construindo Discussões Sobre As Tics Nas Práticas Pedagógicas Com Professores Da Secretaria Municipal De Educação De Manaus / Produto: Itinerário Formativo Sobre TIC’s Para Práticas Pedagógicas

Alexandre Nicolette Sodré Oliveira
“Recursos Didáticos Para O Processo De Ensino-Aprendizagem De Solos No Ensino Fundamental” / Produto: Cartilha Didática “Amigos do Solo”

Almir de Oliveira Costa junior
“Uma Estratégia Utilizando Robótica Para O Ensino Dos Conceitos De Velocidade E Aceleração Escalares” / Produto: Robótica Educacional: Um Guia De Aplicação No Estudo Dos Movimentos Retilíneo Uniforme E Variado

Alzanira de Souza Santos
“O Ensino por meio da Literatura de Cordel” / Produto: Portfólio Online Sobre o Ensino Por Meio da Literatura de Cordel

Auxiliadora Cristina Corrêa Barata Lopes
“O Uso de Animações Computacionais na Formação Inicial de Professores: Uma Alternativa para Melhoria do Ensino de Química” / Produto: Cartilha de Animações no Ensino de Química

Cynara Rodrigues Benarrós
“Sequência Didática Para O Ensino-Aprendizagem De Informática No Curso De Assistente Administrativo Da Educação Profissional” / Produto: Sequência Didática: Atividades Para o Ensino-Aprendizagem da Planilha Eletrônica Através da Simulação de Processos Administrativos

Danielle Cristina Oliveira Ferreira
“Formação de Professores Pela/Para Pesquisa: Proposta Pedagógica Para o Seminário Interdisciplinar das Licenciaturas do IFAM” / Produto: Proposta Pedagógica Para o Seminário Interdisciplinar das Licenciaturas

Darlea Araújo de Souza Esteu da Costa
“Cinema Como Recurso Tecnológico Para o Ensino de Competências Socioemocionais” / Produto: O Cinema no ensino de Competências  Socioemocionais: Um guia didático para Professores – Volume 1

Helen Regiane Pará Rocha
Formação Inicial De Professores De Ciências: Construção De Saberes Docentes Com A Linguagem De Programação Visual Scratch” / Produto: Programação Com o Scratch Para Aprender Ciências: Uma Proposta Para a Formação de Professores da Educação Básica

Juvenal Severino Botelho
“Proposta Didática Para O Ensino De Solo Na Disciplina Geografia” / Produto: Guia Didático Origem, Formação e Erosão do Solo: Uma Proposta Para o Processo de Ensino e Aprendizagem

Lana Barros de Matos
“O Ensino de Botânica: Uma Proposta nos Cursos de Nível Médio em Meio Ambiente do IFAM/CMC” / Produto: Proposta de Modalidades Didáticas para o Curso de Meio Ambiente no Ensino de Botânica

Letícia Alves da Silva
“Formação de Professores e Práticas Pedagógicas Para o Ensino de História em Contexto Pluriétnico no Alto Rio Negro” / Produto: Oficina De Práticas Pedagógicas Para O Ensino De História Em Contexto Pluriétnico

Liana Fabíola de Jesus
“Formação Inicial De Professores: Contribuição Da Disciplina Libras Para Futuros Professores Da Educação Básica” / Produto: Formação Inicial De Professores: Proposta Revisional da Ementa da Disciplina Libras para Cursos de Licenciatura

Lílian Freire Noronha
“Formação Continuada De Professores Do Ensino Médio Para A Educação Especial Na Perspectiva Da Educação Inclusiva” / Produto: Workshop Pedagógico Em Educação Especial: Proposta De Implementação Anual Nos Campi Do IFAM

Luciani Andrade de Andrade
“Pedagogia de Projetos na Formação Inicial de Professores: Possibilidade a partir da proposta Aprender Investigando” / Produto: Guia com Orientações para Utilização do Aprender Investigando em Formações Docentes

Maria Erinete Reis Vilas Boas
Saberes Docentes Necessários Na Formação Continuada De Professores Para A Educação Profissional Técnica De Nível Médio” / Produto: Dimensões Pedagógicas: Orientações Para Gestão de Formação Continuada de Professores da Educação Profissional Tecnológica

Monique Guerreiro Bastos Aragão
“A Construção do Programa Arquitetônico: Uma Proposta de Ensino Para Alunos Iniciantes”Produto: Programação Arquitetônica Para Alunos Iniciantes: Guia Para Professores

Nelma Loureiro Pereira
“A Coordenação Das Ciências Humanas Como Espaço Social Em Construção e a Dinâmica Da Formação Continuada No Ambiente De Trabalho: Desafios e Possibilidades” / Produto: Semana Pedagógica: Proposta de Formação no Espaço da Escola

Paulino Pinheiro Gaia
“Trilhas Ecológicas como Recurso Didático para a Educação Ambiental Integrando Educação Física e Biologia” / Produto: Tabuleiro Educacional

Rafaela de Araujo Sampaio Lima
“O Uso Dos Espaços No Ensino de Desenho Técnico: Uma Proposta em Espaço Formal Não Convencional” / Produto: Manual “Novas Perspectivas no Ensino de Desenho Técnico”

Rosangela Santos da Silva
“Projetos Pedagógicos Do Curso Técnico De Nível Médio Em Informática Na Forma Integrada Do IFAM: Do Escrito Ao Vivido Pelos Diferentes Sujeitos” / Produto: Proposta Formativa Formação Continuada Para Professores: Discutindo o Ensino Médio Integrado

Tatiane Sabino da Silva de Andrade
“A Importância da Divulgação Científica em Processos Formativos de Professor no Ensino Tecnológico” / Produto: Proposta do I Encontro de Divulgação Científica Para Professores do Amazonas (EDiCiPAM)

Yna Honda de Sousa
Blended English Teaching: Proposta De Ensino-Aprendizagem De Inglês Para Fins Específicos”Produto: Guia para Professores de Inglês para Fins Específicos  / corpus Steve


 Turma 2014

Alessandra Tomé Campos
“Narrativas de Professores no Ensino Tecnológico” / Produto: Blog www.narrativasnomept.com

Andréia Paula Ferreira de Araújo
“PROUCA: um olhar sobre as perspectivas da inclusão digital e a renovação das práticas no ensino de Ciências em Manaus” / Produto: Livro Digital PROUCA

Fernanda Rebeca Araújo da Silva
“Saberes docentes na formação inicial de professores para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio” / Produto: Reflexão e Proposta Formativa para Cursos de Licenciatura

Jacira Dall’Alba
“Inclusão No Contexto Dos Institutos Federais De Educação: Contribuições Do NAPNE Do IFAM – Campus Manaus Zona Leste” / Produto: Cartilha sobre Educação Inclusiva

Jando Abraão de Miranda Silva
“A Formação Docente e as Novas Tecnologias no Ensino do Movimento Uniforme Variado: Uma Sequência Didática com o Software Geogebra” / Produto: Proposta de Sequência Didática Com o Software Geogebra Para o Ensino do Movimento Uniforme Variado

Marden Eufrásio dos Santos
“Ensino das Relações Métricas do Triângulo Retângulo com Robótica Educacional” / Produto: Caderno de Aplicação de Robótica Educacional Para o Ensino de Matemática

Marciléa Silva de Freitas
“Estratégia Didática para o Ensino dos Conhecimentos Relacionados às Mudanças Climáticas Globais” / Produto: Cartilha sobre Mudanças Climáticas Globais

Maria do Carmo Ferreira de Andrade
“A Formação de Professores para o Ensino Profissional e Tecnológico mediado pela Metodologia por Competências a Partir dos Anos 70” / Produto: Roteiro Para Elaboração de Situação de Aprendizagem

Miriam Bastos Reis Maia Lima
“Perfil Do Professor Mediador: Estudo De Caso Nas Licenciaturas No IFAM-CMC” / Produto: Questionário Prof Med – Professor Mediador

Pricila Rodrigues de Souza
“Aprendizagem Significativa e Alinhamento Construtivo: uma proposta para o Ensino de Circuitos Elétricos” / Produto: Proposta Didática Para o Ensino de Circuitos Elétricos

Silvana Suelen Mendonça Mesquita
“O Blog como recurso pedagógico para o ensino da Língua Espanhola” / Produto: Blog Como Recurso Didático

Terezinha de Jesus Reis Vilas Boas
“Ensino de Botânica: Um Guia Didático Como Contribuição À Formação Da Concepção Ambiental Para Licenciandos De Ciências Biológicas” / Produto: Cartilha de Botânica