Mestrando apresenta trabalho no XIX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto em Santos-SP

O mestrando Jean Carlos Dias, pertencente à turma de 2018 e pesquisador da Linha 2 do MPET, participou do XIX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), evento organizado Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e realizado no período de 14 a 17 de abril de 2019, na cidade de Santos-SP. Esse é um evento bienal que, desde 1978, objetiva congregar a comunidade técnico-científica para a apresentação de trabalhos e debates sobre as pesquisas, desenvolvimento tecnológico, ensino e a política científica realizados no Brasil e no mundo.

Nesse evento, o mestrando apresentou um trabalho intitulado “Diagnósticos ambientais por meio da interpretação de imagens de radares orbitais: uma experiência de ensino”, o qual foi realizado em conjunto com sua orientadora Profª. Drª. Andréa Pereira Mendonça. Foram apresentados os aspectos gerais de uma proposta de ensino-aprendizagem, bem como os seus resultados parciais, desenvolvida para capacitar graduandos e profissionais recém formados em cursos superiores relacionados ao Meio Ambiente a realizar diagnósticos ambientais por meio da interpretação de imagens de radares orbitais.

Após sua apresentação, atendendo ao convite da coordenação da Seção Temática “Sensoriamento Remoto para a Ciência Cidadã: Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação”, o mestrando participou de uma mesa de discussão composta por pesquisadores e educadores de diversas regiões do país, onde foi debatido o emprego de metodologias ativas e geotecnologias no desenvolvimento de atividades multidisciplinares de ensino.