Primeiro produto educacional acessível gerado pelo MPET

Os alunos do MPET Patrícia Lavor e Adrielso Calandrini desenvolveram um trabalho de aplicação de recursos de acessibilidade em um produto educacional do MPET, considerando o público cego e surdo. Como resultado deste trabalho, tem-se um vídeo que inclui libras, legenda, narração e audiodescrição para tornar acessível o produto intitulado  “Atendimento  Educacional Especializado: função e operacionalização” da Mestre Júlia Graziela (egressa do MPET), sob a orientação da Profa. Dra. Elaine Guerreiro. 

O trabalho desenvolvido por Patrícia e Adrielso marca a produção do primeiro produto acessível desenvolvido pelo MPET. Para isto, os alunos contaram com uma equipe multidisciplinar que envolveu intérpretes de libras, equipe de audio-descrição, profissionais de áudio e vídeo, equipe de edição, entre outros. 

O trabalho foi resultado de uma das atividades desenvolvidas na disciplina “Aplicação das Tecnologias no Ensino”, ministrada pela Profa. Andréa Mendonça. Nesta atividade houve a intensa parceria com as professoras do MPET – Lúcia Tinoco e Elaine Guerreiro. 

O vídeo produzido pelos alunos está disponível neste link.

Os alunos Patrícia e Adrielso estão trabalhando em um guia de orientações para auxiliar outros alunos na elaboração de produtos educacionais acessíveis, o qual será disponibilizado em breve. 

O MPET parabeniza os alunos por esse marco na produção de produtos educacionais acessíveis e também agradece e parabeniza a todos os profissionais envolvidos na produção. 

Júlia Graziela Queiroz – Autora do produto “Atendimento Educacional Especializado: Função e Operacionalização”.

Profa. Lúcia Tinoco e Silvia Janaina Pimentel – Produção da audiodescrição.

Hamilton Gadelha – Designer (capa).

Janduy Neto – Gravação de Áudio.

Charles Johnson Lima – Tradutor Intérprete em Libras.

Hugo Bueno Badaró – Equipe de gravação.

Thaumaturgo Souza – Editor.