Professor do MPET faz curadoria de filmes sobre os 100 anos de Fascismo na XIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Itacoatiara

O Professor Tarcisio Serpa Normando, do MPET e do campus Itacoatiara, fará a curadoria de filmes sobre os 100 anos de Fascismo durante a XIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia a ser realizada na cidade numa parceria entre IFAM, UFAM e UEA. A mostra de filmes incluirá o documentário O Triunfo da Vontade (Triunph des Willens, Alemanha, 1935, Direção de Leni Riefenstahl) e as ficções baseadas em histórias reais A Onda (Die Welle, Alemanha, 2009, Direção de Denis Gansel) e Negação (Denial, Inglaterra, 2016, Direção de Mick Jackson).
Segundo o professor Tarcisio Normando, a ideia da mostra de filmes é refletir sobre diversos aspectos do movimento de extrema-direita que, surgido em 19 de março de 1919 na Itália, rapidamente se espalhou para Alemanha, Espanha, Portugal e outros países da Europa e América. O discurso de ódio, o racismo, o totalitarismo, a censura, o ultranacionalismo e a violência foram marcas do Fascismo que se tornou o principal móvel para a II Guerra Mundial. Com os filmes deseja-se debater essas características e pensar sobre a insurgência dos movimentos neofascistas no século XXI.
A mostra é intitulada História & Cinema: 100 anos de Fascismo e ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de outubro no campus da UFAM em Itacoatiara, sempre das 18 às 20 horas.