Trabalho sobre Ensino de Microbiologia é apresentado no 12th International Conference of Education, Research and Innovation – ICERI 2019, em Sevilha/Espanha

O artigo “Education for sustainability in Amazônia: contextualizing microbial diversity” que relata as atividades realizadas no âmbito de um projeto de TCC da Licenciatura em Ciências Biológicas e dois projetos de mestrado do MPET, foi apresentado pela profa. Dra. Juliana Lucena na sessão de exposições orais “Education for Sustainability” no 12th ICERI, em Sevilha, Espanha. O trabalho expõe os esforços de ensinar microbiologia na educação básica no contexto brasileiro amazônico, no qual, os livros didáticos são a principal fonte de informação e, no entanto, não oferecem suporte para a contextualização necessária ao aprendizado de conteúdos dessa área. O projeto em andamento propõe um blog “Fungos da Amazônia” de Ana Graziela Travassos, uma website “Microbiologia da Amazônia” elaborada por Afonso Souza, e a organização de um guia didático para construção e uso de um jardim sensorial, projeto desenvolvido por Iarima Lopes. Em conjunto, essas iniciativas pretendem organizar conteúdos científicos sobre a diversidade microbiana da Amazônia para uso didático, sugerindo roteiros didáticos e estratégias para a inserção desses conhecimentos no Ensino Médio.

Microrganismos estão em toda parte e são ativos participantes dos ecossistemas, influenciando e sofrendo influências de outros seres vivos e das ações humanas, de forma que, o interesse por estudá-los e entender suas relações com o ambiente é essencial para a conservação da biodiversidade amazônica. Desta forma, o projeto de pesquisa desenvolvido pela professora e seus alunos, em conjunto com pesquisadores do grupo URNAEA, pode ter um impacto positivo no despertar de novos talentos para o estudo da microbiologia amazônica, já a partir do ensino médio. O artigo na íntegra, bem como as demais publicações do ICERI, estarão disponíveis em breve na página da Conferência.

O ICERI é uma conferência internacional anual que discute diversas áreas da educação e suas tecnologias, do ensino básico à pós-graduação, reunindo pesquisadores de diferentes países, e proporcionando a conexão de saberes de todas as áreas de conhecimento com mais de 700 participantes. Os trabalhos são artigos completos com registro DOI e indexados no Web of Science.