A primeira edição do Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas (SETA 2015) foi realizada em Manaus, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), campus Manaus Centro, no período de 13 a 15 de maio de 2015.

Neste ano, a temática do evento foi “Desafios e possibilidades: Perspectivas investigativas na formação e utilização de recursos pedagógico”. A palestra de abertura teve como tema “A formação de professores em instituições de Ensino Tecnológico: Por quê? Para quê? Para quem?” proferida pelo Prof. Dr. Henrique Dante Moura (IFRN). Ao final da abertura, houve o lançamento de dois livros: “Formação de professores no Ensino Tecnológico: fundamentos e desafios” do organizador Prof. Dr. Amarildo Menezes Gonzaga e “Tendências e Inovações no Ensino”, organizado pela Profa. Dra. Andréa Pereira Mendonça.

Na tarde do segundo dia, o evento contou com a palestra do Prof. Dr. Ronaldo Nagem (CEFET/MG), intitulada “Meios e Recursos para o ensino e para a aprendizagem tecnológica: alguns caminhos”. Na sequência, foram realizadas as apresentações de artigos aceitos para o SETA 2015. As apresentações foram realizadas em salas temáticas: Sala 1 – Formação de professores, mediada pelos professores Drª. Ana Cláudia Ribeiro e Dr. Davi Avelino Leal; Sala 2 – Recursos Didáticos para o Ensino Tecnológico, mediada pelos professores Drª. Lucilene da Silva Paes, Dr. Jean Dalmo Marques e Dr. José Anglada Rivera; Sala 3 – Avaliação de aprendizagem mediada pelas professoras Drª. Rosa Azevedo e Drª. Andréa Mendonça; Sala 4 – Ensino Tecnológico e Interdisciplinaridade, mediada pelo Prof. Dr. Amarildo Menezes Gonzaga; Sala 5 – Educação Inclusiva e Ensino Tecnológico, mediada pelos professores Drª. Elaine Maria Bessa R. Guerreiro, Dr. Edson Chaves Valente e Dr. João dos Santos Cabral Neto.

No último dia de evento, ocorreu a apresentação de pôsteres e o Momento Cultural com Magda Loiana. Após o momento cultural, ocorreu a palestra do Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente, da Universidade Federal de São Paulo, que tratou sobre o tema “A Pesquisa no Ensino: Desafios e Possibilidades”.