Oficinas

Oficinas |  Dia 27/09

Oficina 1: Análise de Conteúdo enquanto Técnica na Pesquisa Qualitativa

Objetivo Geral: Evidenciar a Análise de Conteúdo enquanto técnica na pesquisa qualitativa, salientando os passos pertinentes para seu desenvolvimento e conclusão analítica.
Resumo: A análise de conteúdo é uma técnica antiga já utilizada em estudos de cunho jornalísticos e históricos, como por exemplo, a análise de cartas enviadas e recebidas na Alemanha nazista, onde estas defendiam de forma implícita a pureza do sangue Ariano. Com o tempo esta técnica ganhou aperfeiçoamento e rigor científico mais apurado, podendo ser utilizada em diversas áreas de estudo desde a língua portuguesa até a área do direito, por possibilitar a construção de dados descritivos em termos percentuais para a interpretação da recorrência de fatores a serem lidos na abordagem qualitativa, com o rigor científico proporcionado por seus instrumentos analíticos.
Ministrante: Profa. Ma. Carla Karoline Gomes Dutra Borges.
Mini-Currículo: Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas (IFAM), Mestra em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (UEA), Professora Titular na Rede Adventista de Educação, atuando no Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Pós-graduanda em Docência Universitária pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Membro do Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI – UFAM).
Público-alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação das mais diversas áreas que tenham como objetivo trabalhar com pesquisa qualitativa em suas pesquisas.
Vagas: 20 (Vagas Preenchidas!)

Oficina 2: Lições de Gramática em Cordel

Objetivo Geral: Trabalhar a forma e conteúdo da língua portuguesa com o gênero literário Cordel.
Resumo: A oficina Lições de gramática em cordel alia forma e conteúdo, conhecimento gramatical e poesia, ritmo e informação, som e sentido. Um conhecimento, normalmente acadêmico e livresco em um saber acessível a todos, torna-se relevante por facilitar a compreensão de uma série de regras e conteúdos gramaticais.
Ministrantes: Profa. Ma. Alzanira de Souza Santos e Prof. Me. Juvenal Severino Botelho.
Mini-Currículo: Graduada em Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa (UFRO), Especialista em Língua Portuguesa, Mestra em Ensino Tecnológico (IFAM), Professora Titular de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (IFAM), organizadora da antologia literária “Horizontes Cruzados”, autora do site “Caldo Grosso: literatura e criatividade em sala de aula”. Licenciado pleno em Geografia (UFAM), Bacharel em Direito (UNINORTE), Advogado, Especialista em Educação de Jovens e Adultos (UFAM), Mestre em Ensino Tecnológico (IFAM), Professor Titular do PROEJA (IFAM).
Público-alvo: Professores de Língua Portuguesa, alunos de Letras e todos que se interessam pelo assunto proposto.
Vagas: 20 (Vagas Preenchidas!)

Oficina 3: Criação de Vídeos de Bolso com aplicativo para android

Objetivo Geral: Utilizar os recursos tecnológicos de criação de vídeos como ferramentas mediadoras essenciais para uma aprendizagem colaborativa e planejada de maneira sequencial, utilizando um aplicativo para Android de maneira simples e com alguns toques.
Resumo: Possibilidade de utilizar os conhecimentos adquiridos para aplicar à pesquisa, produzindo vídeos como recursos pedagógicos dentro de uma proposta que explora as possibilidades de criação planejada com finalidades educacionais que fomentem o currículo educacional, permitindo um olhar na linguagem audiovisual que contribui para a aprendizagem.
Ministrantes: Profa. Lana Cristina Fernandes Pinto e Prof. Manoel de Jesus Pereira Pessanha.
Mini-Currículo: Graduada em Geografia (UFAM). Especialista em Tecnologias na Educação e em Coordenação Pedagógica (UFAM). Atua como Instrutora Educacional de Tecnologias da Gerência de Tecnologia Educacional – GTE/DDPM/SEMED Manaus. Licenciado em Filosofia pela Faculdade Salesiana Dom Bosco. Pós-Graduado em Gestão Escolar e Mídias na Educação (UFAM), em Atendimento Educacional Especializado (UFCE) e em Tecnologias em Educação (PUC-RJ). Atua como professor Formador da Gerência de Tecnologia Educacional GTE/SEMED Manaus.
Público-alvo: Professores e alunos que tenham interesse em utilizar essa ferramenta como um recurso de aprendizagem colaborativa e planejada de maneira sequencial.
Vagas: 20 (Vagas Preenchidas!)

Oficina 4: Pensamento Computacional Desplugado

Objetivo Geral: Perceber o Pensamento Computacional, por meio de atividades desplugadas, utilizando habilidades relacionadas à linguagem de programação.
Resumo: Ensinar os alunos a resolverem problemas utilizando tecnologia na interface com disciplinas é um dos pilares da educação STEAM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). A metodologia por projeto questiona o sistema tradicional de ensino, é o aluno quem vai buscar suas respostas, a melhor solução para o problema que foi apresentado.
Ministrantes: Profa. Leida Gilvane Cantalice Ribeiro; Profa. Milene Mírian Araújo Monteiro e Prof. Josiano Régis Caria.
Mini-Currículo: Graduada em Normal Superior e Língua Portuguesa, com especialização em Psicopedagogia e Alfabetização e Letramento. Mestranda em Ciência da Educação. Graduada em Educação Artística com habilitação em Música (UFAM). Especialista em Tecnologias na Educação (PUC-RJ) e Docência em EaD (ESAB). Mestra em letras e arte (UEA). Formadora do Clube de Letramento em Programação e Robótica PROCURUMIM/GTE/DDPM/SEMED. Licenciado em Letras Língua Portuguesa (UFAC), Especialização em informática (SODESCAM). Mestre em Ensino de Ciências (UEA). Coordenadores do Clube de Letramento em Programação e Robótica PROCURUMIM/GTE/DDPM/SEMED.
Público-alvo: Professores e alunos que desejam aprender sobre computação desplugada na educação.
Vagas: 20 (Vagas Preenchidas!)

Oficina 5: Investigação, Criatividade e Colaboração na Criação de Jogos e Animações com Scratch

Objetivo Geral: Desenvolver projetos de aprendizagem que envolvam criação de jogos e animações no software Scratch com resolução de problemas enfatizado na investigação, criatividade e colaboração alinhados a BNCC.
Resumo: A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) foi prevista na Constituição de 1988, na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) de 1996 e no PNE (Plano Nacional de Educação) de 2014. Em 22 de dezembro de 2017, foi publicada a Resolução CNE/CP nº2, que institui e orienta a sua implantação ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. O Scratch é um ambiente de programação divertido e gratuito, ideal para iniciantes em blocos que são conectados para criar programas, jogos, animações e quadrinhos. Neste conteúdo, destaca-se pela relevância em elaborar um projeto alinhado a BNCC, com etapas até a construção dos protótipos, onde o aluno refletirá em: Pesquisar, investigar e construir.
Ministrantes: Profa. Margareth Cristina Santos Seixas e Prof. Oder Júnior Silva de Sá.
Mini-Currículo: Licenciada em Letras Língua Portuguesa (ULBRA-RS). Mestra em Engenharia de Produção (UFAM). Cursa Licenciatura em Computação e Doutoranda em Ciências da Educação (UNR). Professora Titular da SEMED Manaus, SEDUC-AM e da Pós-graduação em Letramento Digital (UEA).
Licenciado em Música (UFAM). Especialista em Informática aplicada à Educação (UEA) e Metodologia do Ensino de Artes (UEA). Mestrando em Ciências da Educação (UNADES). Professor titular da SEMED Manaus e SEDUC-AM. Formadores em Tecnologia Digital pela Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério DDPM/GTE/SEMED Manaus.
Público-alvo: Professores, Pesquisadores em Educação ou qualquer área de conhecimento.
Vagas: 20 (Vagas Preenchidas!)

Oficina 6: Aprendizagem Criativa: integrando Scratch e Arduíno em projetos STEAM

Objetivo Geral: Apresentar os fundamentos básicos de integração do Scratch e Arduino por meio de atividades STEAM.
Resumo: Esta oficina visa trabalhar uma metodologia que faculta aos alunos a resolver problemas usando tecnologia e misturando disciplinas. Ressalta-se que este é um dos pilares da educação STEAM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). A metodologia por projeto questiona o sistema tradicional de ensino, é o aluno quem vai buscar suas respostas, a melhor solução para o problema que foi apresentado.
Ministrante: Prof. Me. Almir de Oliveira Costa Júnior
Mini-Currículo: Mestre em Ensino Tecnológico (IFAM), coordenador do curso de Licenciatura em Computação (UEA/EST) Pesquisa: formação de professores, objetos de aprendizagem, metodologias ativas, aprendizagem e robótica educacional. Fundador de líder do Grupo de Estudos em Robótica na Educação (GERE).
Público-alvo: Profissionais da educação de qualquer área do conhecimento.
Vagas: 20 (Vagas Preenchidas!)