Histórico do SETA 2017

A terceira edição do Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas (SETA 2017) foi realizada em Manaus, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), campus Manaus Centro, nos dias 28 e 29 de setembro de 2017. O evento é promovido pelo Curso de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) e reuniu cerca de 250 inscritos, entre eles pesquisadores e professores de diferentes níveis de ensino, assim como estudantes de graduação e pós-graduação.

O evento sob a temática “Formação de Professores: tendências e articulações no ensino tecnológico” procurou divulgar a pesquisa científica e tecnológica, promover a integração científica e tecnológica entre os diferentes grupos de pesquisa e divulgar relatos de experiências da educação básica, técnica e tecnológica. Dessa forma, o evento promoveu inúmeras discussões sobre a formação de professores, inclusive possibilitando a formação de redes de contato e novas produções.

A programação iniciou na quinta-feira (28), pela manhã, com a cerimônia de abertura que contou com a presença de convidados, entre eles: Profª. Maria Stela Vasconcelos Nunes de Mello (Diretora do Campus Manaus Centro), Profª. Dra. Sandra Magni Darwich (Pró-Reitoria de Extensão – PROEX, representando o Magnífico Reitor do Instituto Federal do Amazonas, Prof. Antônio Venâncio Castelo Branco), Prof. Dr. José Pinheiro de Queiroz Neto (Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação), Prof. Dr. Amarildo Menezes Gonzaga (Diretor da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Manaus Centro) e Profa. Dra. Rosa Oliveira Marins Azevedo (Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico).

No segundo dia de evento, no período da manhã, ocorreu a Oficina “Ferramentas Google para educação”, realizada pela aluna do MPET Aldemira de Araújo Câmara e por Lana Cristina Fernandes Pinto, da Gerência de Tecnologia Educacional – SEMED/AM. Concomitante à oficina, ocorreu a exibição do filme Ágora, comentado pelo Prof. Dr. João Neto e a pela mestranda Darléa Araújo de Souza.

Ainda no segundo dia do evento, no período vespertino, o Prof. Dr. Rochel Monteiro Lago (UFMG) proferiu a palestra intitulada “Ensino, Pesquisa, Inovação e Responsabilidade Social”. Após a palestra, foram realizadas as apresentações dos artigos aprovados para o SETA 2016. As apresentações foram organizadas em salas temáticas no horário de 16h às 17:30 horas: na Sala 1 – Formação de professores, mediada pela Profa. Dra. Ana Cláudia Ribeiro, Prof. Dr. Davi Avelino Leal e Prof. Dr. Amarildo Menezes Gonzaga; na Sala 2 – Recursos Pedagógicos e experiências em Ensino, mediada pela Profa. Dra. Lucilene da Silva Paes, Prof. Dr. Jean Dalmo Marques e Prof. Dr. Edson Chaves Valente; na Sala 3 – Ciência, Tecnologia e Sociedade no contexto educacional, com os professores mediadores: Prof. Dr. João dos Santos Cabral Neto; Profa. Dra. Andrea P. Mendonça; Prof. Dr. José Anglada Rivera e Profa. Dra. Iandra W. Coelho; na Sala 4 – Educação Inclusiva e Ensino, com os professores mediadores Profa. Dra. Elaine Maria Bessa R. Guerreiro, Profa. Dra. Rosa Azevedo e Prof. Dr. Nilton Ponciano.

A cerimônia iniciou com a apresentação dos alunos da Escola Municipal de Educação Especial “André Vidal de Araújo” (EMEE), sob coordenação do Prof. Helivan Dantas – Diretor do EMEE. Os alunos animaram o público com uma coreografia dançante ao som de clássicos do sertanejo e trouxeram uma mensagem de superação e otimismo para os presentes.

Dando continuidade aos trabalhos, aconteceu a palestra do professor e filósofo Evandro Ghedin, doutor em Educação pela Universidade de São Paulo e importante pesquisador nas áreas de Ciências Humanas e Educação. O tema abordado pelo palestrante foi: “Bases epistemológicas da formação docente suas tendências e dimensões”. No encerramento da palestra houve um momento, mediado pela Profa. Dra. Cinara Calvi Anic, para perguntas e respostas.

 

Na tarde do dia 28, foram realizadas as apresentações dos trabalhos aceitos para o Simpósio e que irão compor os Anais desta edição. De quarenta e sete (47) artigos completos submetidos para o evento, vinte e dois (22) foram aceitos para publicação e apresentados durante o evento em quatro eixos temáticos: Formação de Professores, Recursos Pedagógicos, Ciência, Tecnologia e Sociedade, Educação Inclusiva e Ensino; e 17 relatos de experiência, com temáticas relacionadas à “Minha Prática em Aula”.

 

No segundo dia (29), pela manhã, foram realizadas quatro oficinais e uma sessão interativa. Oficinas: 1) Realidade Virtual Aplicada ao Ensino ministrada pelos mestrandos Henrique Oliveira Lima, Janny Christiny Fernandes Lima e Márcio Silveira Nascimento; 2) Stop Motion e Aplicações na Educação, ministrada pelo egresso do MPET Almir de Oliveira Costa júnior; 3) Programação com Scratch para Aprender Matemática, ministrada pelas egressas do MPET Adriana Nogueira Tavares, Danielle Cristina Oliveira Ferreira, Cynara Benarrós e Helen Rocha; 4) O Ensino por Meio da Literatura de Cordel Ministrantes, ministrada pelos egressos do MPET Alzanira de Souza Santos, Juvenal Severino Botelho, Letícia Silva e Nelma Loureiro. Sessão Interativa: Minha Prática na Escola, ministradas pelos mestrandos Augusto José Savedra Lima, Suelem Maquiné Rodrigues, Heliamara Paixão de Souza e Edson Castelo Branco Feitosa Júnior.

 

Para a palestra de encerramento, à tarde, o tema abordado foi: “O professor no século XXI”, com a participação da jornalista Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare, que busca difundir políticas, programas e investimentos que ampliem a qualidade da educação no Brasil. Na sequência, também houve um momento para perguntas e respostas, desta vez, mediado pelo Prof. Dr. João dos Santos Cabral Neto. A cerimônia encerrou com a apresentação da Banda Marcial do Serviço Social do Comércio (Sesc), que tocou clássicos do jazz e da MPB.